Competência em Adictologia Clínica
É com grande satisfação que a Associação Portuguesa de Adictologia anuncia que a Ordem dos Médicos aprovou a Competência em Adictologia Clínica.
Estivemos desde o início na criação desta competência. A 3 de Março de 2015 a Direção da Associação Portuguesa de Adictologia (APA) endereçou um documento ao então Bastonário da Ordem dos Médicos (OM) Prof. Doutor José Manuel Silva, onde era realçada a necessidade de se desenvolver e melhorar a capacidade de intervenção dos clínicos na sua vida profissional em matéria de adições, propondo assim a criação da Competência em Adictologia Clínica.
A proposta foi aceite tendo de imediato sido nomeado um grupo de trabalho na OM para estudar a criação da competência, que foi presidido pelo Profº Doutor Marques Teixeira e integrou, para além de médicos nomeados pela OM e pelo Colégio de Psiquiatria, dois associados em representação da APA.
Após a aprovação da Competência em Adictologia no final do ano passado, a Ordem dos Médicos, nomeou a Comissão Instaladora desta competência, que tem como primeira função a definição de critérios de avaliação curricular dos candidatos que venham a solicitar a admissão a esta competência. Esta Comissão Instaladora é presidida pelo Profº Doutor Marques Teixeira e continua a integrar os mesmos dois associados da APA que estão neste processo desde o seu início, o Dr. João Curto e o Dr. Rodrigo Coutinho.
A criação da Competência em Adictologia representa um importante passo para podermos dotar os médicos de formação adequada e credibilizada sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, para o exercício clínico em adições. É também uma forma de integrar estes conhecimentos numa dimensão multidisciplinar, tão necessária nesta área de intervenção, e que tem sido um dos princípios basilares para os bons resultados da política portuguesa no âmbito das adições.
A Direção