Logotipo
Slogan
  • Jornadas de Adictologia

 

É com grande prazer que o convidamos a participar nas Jornadas da Associação Portuguesa de Adictologia, A Vertigem do Risco e os Labirintos da Vontade – Olhares sobre os Comportamentos Aditivos, que vamos realizar em parceria com o Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia dos CHUC, nos dias 6 e 7 de Junho de 2019, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

 

Pretendemos com este evento científico refletir sobre comportamentos aditivos e dependências na população adolescente e jovem adulta e de que forma a investigação, a clínica e o direito contribuem para a compreensão dos mesmos.

 

Nas duas últimas décadas, em Portugal, o consumo de certas substâncias psicoativas esteve muito associado a situações de pobreza e marginalidade. Hoje, substituindo esta ligação, as substâncias psicoativas estão associadas à cultura do ócio e do prazer, com consumidores mais jovens, bem integrados na sociedade, que consomem com fins recreativos e socializantes, de forma descontínua e que não consideram este comportamento como um perigo, mas sim uma fonte de divertimento e de prazer.

 

A evolução do conhecimento no domínio das neurociências permite compreender melhor os mecanismos subjacentes aos comportamentos aditivos e com isso contribuir para melhorar as estratégias de prevenção e elaborar intervenções terapêuticas focadas. Ao mesmo tempo, devemos refletir sobre a influência destes conhecimentos na aplicação das normas jurídicas que incidem sobre os atos antissociais praticados durante ou após esta fase de desenvolvimento. Será que o direito tem em conta o conhecimento gerado pelas neurociências?

 

Deste modo, estamos a preparar um programa temático multidisciplinar que queremos que seja um momento de partilha de conhecimento e de experiências na prática clínica na área das adições. E que permita também disfrutar de momentos de convívio que complementam essa atividade científica.

 

Bem-vindos às Jornadas

A Direção


botao-contacto